‘Senador DPVAT’ vai ao STF e pede devolução do veto de Bolsonaro sobre uso de máscara



O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), também conhecido como “senador DPVAT”, protocolou nesta segunda-feira (06), um requerimento solicitando a imediata devolução do veto presidencial sobre o projeto de lei 1562/2020, que obriga o uso de máscaras durante a pandemia da covid-19, informa o R7.

“DPVAT”, que é líder da oposição, afirmou que o partido de Marina Silva protocolará, ainda hoje, uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) reforçando a “inconstitucionalidade” do ato e solicitando a derrubada do veto de Bolsonaro.

O presidente Jair Bolsonaro ampliou hoje os vetos desde que a lei foi sancionada. Na sexta-feira (3), ele havia vetado o uso do equipamento de proteção em igrejas, escolas e lojas. Nesta segunda, vetou as máscaras em presídios.

Para Randolfe, Bolsonaro supostamente burlou a Constituição ao ampliar o veto: “Uma vez sancionado, o PL vira lei, não podendo, por óbvio, ser objeto de retificação para veto. Além disso, a tentativa de retificação foi feita após o prazo constitucional de 15 dias úteis para veto”.

Os vetos foram publicados em edição no DOU (Diário Oficial da União). Bolsonaro também vetou a obrigação de órgãos, entidades e estabelecimentos de afixar cartazes sobre o uso correto das máscaras e o número máximo de pessoas permitidas ao mesmo tempo dentro do estabelecimento.

Bolsonaro promete isentar pedágio para motociclistas

Presidente conversou com apoiadores na manhã deste sábado Após realizar um passeio de moto por Brasília na manhã deste sábado (25), o presid...