AGU diz que derrotas de Bolsonaro no STF trazem “segurança jurídica”



O advogado-geral da União (AGU), José Levi Mello do Amaral Júnior, afirmou em entrevista a O Antagonista, que derrotas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao governo federal em políticas de combate à pandemia têm trazido “segurança jurídica”.

De acordo com o AGU, ao interromper algumas dessas medidas, o STF “costuma dar elementos para reformatar a política com absoluta segurança jurídica”. Questionado se espera mais derrotas, José Levi considera a AGU “tem saldo muitíssimo positivo nas questões levadas a juízo”.

Um a das medidas do STF foi que o presidente Jair Bolsonaro não pode derrubar quarentenas decretadas por governadores e prefeitos e reduzir a lista de atividades essenciais.

A Corte também garantiu aos governadores e prefeitos, o poder de restringir a locomoção nas estradas sem necessidade de aval do governo federal; proibiu o governo de veicular a campanha “O Brasil não pode parar” e autorizou a punição de agentes públicos que não sigam critérios científicos nas decisões.

Bolsonaro promete isentar pedágio para motociclistas

Presidente conversou com apoiadores na manhã deste sábado Após realizar um passeio de moto por Brasília na manhã deste sábado (25), o presid...