O ex-deputado federal Nelson Meurer faleceu neste domingo (22), após lutar contra a Covid-19. Ele cumpria pena de 13 anos e 9 meses na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, que confirmou a morte do ex-parlamentar.
Ele tinha 77 anos, era cardiopata, diabético e hipertenso e estava internado em um hospital da cidade desde que recebeu o diagnóstico positivo da doença.
Meurer havia sido o primeiro político com foro privilegiado a ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em maio de 2018. A Operação Lava Jato o acusou de crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Meurer foi responsável por desviar quase R$ 30 milhões dos cofres públicos. O dinheiro havia sido recebido como propina do doleiro Alberto Youssef. Os filhos dele também foram condenados pelos mesmos crimes.
Mesmo com os crimes cometidos por Meurer, a Prefeitura de Francisco Beltrão decretou luto oficial e o elogiou em uma nota.
– A administração municipal de Francisco Beltrão lamenta profundamente a morte do ex-prefeito e ex-deputado Federal Nelson Meurer, na manhã deste domingo (12/07), vítima da Covid-19. Além de reconhecer o seu trabalho em prol de Francisco Beltrão, deseja força para a família. O Prefeito Cleber Fontana decretou Luto Oficial no município – declarou a prefeitura.