Deputado protocola pedido de CPI para investigar atos de Ibaneis durante a pandemia



O deputado distrital Leandro Grass (Rede) protocolou pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar atos do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), no combate à pandemia do novo coronavírus. O requerimento já recebeu oito assinaturas – o mínimo necessário para levar o caso à Mesa Diretora da Câmara Legislativa.

Se a comissão for instalada, cinco deputados ficarão responsáveis por conduzir os trabalhos da CPI.

Grass cita a falta de transparência do governo distrital com a compra de insumos para combater a covid-19, apontando denúncia de desvio de respiradores no Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal ‘por parte de um de seus diretores’. O parlamentar cita também ‘denúncias de sobrepreço e superfaturamento de compras no Hospital de Campanha do Estádio Mané Garrincha’.

“Testes rápidos comprados com preços muito diversos e alienados, vejam só, de empresas de brinquedo e alimentação. Escassez de profissionais para o combate da Covid-19 e o que é pior: ausência de medicamentos para o tratamento nas unidades de terapia intensiva e a divulgação errônea de leitos específicos para o tratamento da Covid-19, com grave descompasso entre as informações da Sala de Controle e a Central de Regulação de Leitos”, afirmou.

Na semana passada, o Ministério Público do Distrito Federal e a Polícia Civil deflagraram a Operação Falso Negativo, para apurar irregularidades na compra de testes para a Covid-19 pela gestão Ibaneis Rocha.

Segundo os investigadores há fortes indícios de superfaturamento na aquisição dos insumos e ainda evidências de que os testes comprados ‘seriam imprestáveis para a detecção eficiente ou de baixa qualidade na detecção’ do novo coronavírus. Entre os alvos da operação estavam o subsecretário de Administração Geral da Secretaria de Saúde do DF, Iohan Andrade Struck.

O deputado menciona decisão da juíza Raquel Soares Chiarelli, da 21ª Vara do Distrito Federal, que cobrou a apresentação de informações sobre o número de equipamentos, leitos, insumos e recursos humanos destinados ao combate à pandemia.

A ordem partiu após Ibaneis defender, e posteriormente decretar, a reabertura total do comércio no Distrito federal. “Não se quer, com essa comissão, impedir que o Poder Executivo atue. Ao contrário, o povo é o maior interessado na atuação eficaz do Poder Executivo”, apontou Grass.

COM A PALAVRA, O GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

“O pedido para a abertura de CPI ainda precisa ser analisado pela Mesa Diretora da CLDF. Apesar da Casa não estar oficialmente em recesso, para ocorrer sessão deliberativa será necessária a convocação de uma reunião extraordinária”.

Bolsonaro promete isentar pedágio para motociclistas

Presidente conversou com apoiadores na manhã deste sábado Após realizar um passeio de moto por Brasília na manhã deste sábado (25), o presid...