Doria: “Inscrições para testes de vacina chinesa começam no dia 13”



O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (06), que as inscrições para os testes da vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, a “CoronaVac”, serão realizada a partir da próxima segunda (13).

Doria afirmou, em pronunciamento no Palácio dos Bandeirantes, que essa etapa se tornou possível após o Instituto Butantan receber autorização da Anvisa. 

“A inscrição será obrigatoriamente para profissionais de saúde, médicos, paramédicos, enfermeiros que estão atuando ou já atuaram – e possuem diploma comprovatório”, afirmou.

O tucano explicou que a testagem propriamente dita começa uma semana depois, no dia 20 de julho. “Quero lembrar que a vacina será testada em 9 mil voluntários da área de saúde em seis estados brasileiros: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.”

Segundo Doria, os primeiros lotes da vacina, importados da China, chegam ao Brasil na próxima semana e serão distribuídos aos centros de pesquisa – se for aprovada, ela deve ter produção nacional em 2021.

“Essa é uma etapa de fundamental importância na vida do país e na vida e na saúde de milhões de brasileiros. Toda a pesquisa clínica será coordenada pelo Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa do mundo”, afirmou o governador.

Doria ainda disse que torce para que a vacina de Oxford, que também está sendo testada no Brasil, produza resultado e possa também ser fabricada no país “para termos duas vacinas em condições de imunização de milhões de brasileiros no menos tempo possível”.

Bolsonaro promete isentar pedágio para motociclistas

Presidente conversou com apoiadores na manhã deste sábado Após realizar um passeio de moto por Brasília na manhã deste sábado (25), o presid...