Governo vai ajudar aéreas e pode ter lucro de até 100% na operação, afirma Guedes



O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou neste domingo (06), em entrevista a CNN, que o governo finaliza as condições para o socorro financeiro às empresas aéreas afetadas pela crise econômica e que poderá ter lucro de até 100% nessa operação.

“Nós vamos comprar 10%, 15% ou até 20% de uma grande companhia aérea. E, quando ela subir, nós vamos vender essas ações e vamos ganhar 50%, 100%”, afirmou Guedes.

O ministro ainda explicou que a ajuda ao setor aéreo será feita com a emissão de debêntures conversíveis em ações. Nesse tipo de operação, o banco empresta dinheiro à companhia e recebe esses títulos de dívida. Caso o compromisso não seja pago, o banco fica sócio da empresa porque a dívida é transformada automaticamente em ações. Guedes explicou que o socorro às áreas será feito nesse modelo. 

“Se você quiser ajudar uma empresa gigante, tem de ir com o instrumento adequado”, disse. Guedes lembra que o dinheiro não será 100% público nessa operação  e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será o coordenador da operação que contará também com a participação privada.

Outro segmento que terá ajuda do governo será o automotivo. O ministro mencionou que as empresas pediram capital de giro e que o governo pediu garantias das matrizes nessas negociações. 

Bolsonaro promete isentar pedágio para motociclistas

Presidente conversou com apoiadores na manhã deste sábado Após realizar um passeio de moto por Brasília na manhã deste sábado (25), o presid...