Deputado do PT quer incluir bandeira do SUS entre símbolos nacionais



O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) apresentou uma proposta na última sexta-feira (3) que visa incluir o símbolo do SUS (Sistema Único de Saúde) entre os símbolos nacionais.

O projeto, que está em andamento na Câmara dos Deputados, altera a Lei nº. 8421/1992, que hoje considera como símbolos nacionais a bandeira do Brasil, as armas nacionais, o hino e o selo nacional.

“O SUS completará o seu 32º aniversário em 2020. Política de caráter universal e civilizatório, o SUS tornou-se referência para outras áreas públicas. E o papel do SUS, que já era reconhecido por especialistas do mundo inteiro, ficou ainda mais evidente durante a pandemia da covid-19”, justifica o parlamentar.

Padilha afirma ainda que há tentativas políticas que visam a extinção do SUS. “A PEC do congelamento dos gastos representou um duro golpe para a saúde pública no País”, exemplificou.

A proposta determina ainda que o símbolo do SUS deverá exposto em todas as unidades de saúde custeadas integralmente ou parcialmente com recursos do SUS, independente das modalidades de gestão e gerência a que estejam submetidas, sejam elas de prestação de serviços assistenciais ou setores administrativos, independente da esfera de gestão.

O símbolo oficial do SUS também deverá usado nas ambulâncias e demais veículos da rede pública estadual de saúde, nos uniformes dos trabalhadores de saúde, no material impresso e nas peças publicitárias veiculadas na mídia voltadas para a divulgação de programas, serviços e ações de saúde vinculados ao SUS ou que sejam realizadas com recursos públicos.

Bolsonaro promete isentar pedágio para motociclistas

Presidente conversou com apoiadores na manhã deste sábado Após realizar um passeio de moto por Brasília na manhã deste sábado (25), o presid...